domingo, 6 de junho de 2010

SUSTENTABILIDADE FORA DAS PASSARELAS


A preocupação com a sustentabilidade ultrapassa as passarelas do evento e chega aos stands dos veículos que fazem a cobertura da SPFW. O espaço do canal pago GNT é um exemplo dessa visão ecológica que se instalou na Bienal. Em parceria com a indústria têxtil Santista, a GNT criou uma bolsa que pudesse simbolizar a preocupação de cada indivíduo com a situação ambiental. O trabalho de quase dois meses de trabalho deve simbolizar a preocupação com a situação ambiental. Confeccionada em denim - um tipo de jeans escuro, a bolsa pode ser customizada no lounge do GNT. Os visitantes podem escolher o material para ilustrar a causa que querem abraçar e escrevem uma mensagem em prol da ecologia em um tag (espécie de cartão) pendurado na alça da bolsa. "Uma ação com o tema da sustentabilidade dentro de um evento como o SPFW é uma forma de transformar o assunto, que já é de interesse social e econômico, em algo muito maior através da moda", afirma Maria José Orione, gerente de Marketing da Santista Têxtil.

Empresas produtoras de cosméticos, peças de vestuário e calçados também investem na sustentabilidade para melhorar sua interação com o meio ambiente e enriquecer a relação da moda com a natureza. Tecidos orgânicos, produzidos com algodão plantado sem o uso de agrotóxicos; refis de cosméticos que evitam a produção de mais recipientes plásticos; utilização de corantes naturais absorvidos facilmente pelo meio ambiente e uso de energia solar para aquecer a água usada na indústria são alguns dos artifícios adotados para uma produção sustentável.

Um exemplo de empresa ambientalmente responsável, a Natura é uma das marcas que busca minimizar suas atividades potencialmente agressivas ao meio ambiente e dissemina para outras instituições os conhecimentos adquiridos na experiência da gestão ambiental. Alguns casos de atitudes tomadas pela empresa para a preservação ambiental são o emprego de fórmulas que sejam biodegradáveis; a utilização de embalagens recicladas e recicláveis; a ampliação dos produtos com refil; e o uso de ativos da biodiversidade (como a mamona, a pitanga, entre muitos outros) extraídos de maneira sustentável.

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