segunda-feira, 7 de junho de 2010

Moda e preservação da natureza juntas?


Pensando em ter uma produção sustentável e levando em conta a preocupação com a ecologia e com o meio ambiente, grifes e estilistas inovam nos tecidos e na forma de confecção de peças e acessórios.
Desde a edição Inverno 2007, no início desse ano, a São Paulo Fashion Week colocou seu foco na questão ambiental, evidenciando idéias de preservação e consumo consciente da natureza. De acordo com Paulo Borges, organizador do evento, a semana de moda da edição de inverno "convocou todos a repensar sua posição diante do planeta e a adotar uma estratégia de desenvolvimento que não exija a extinção dos recursos naturais". Para ilustrar a campanha, uma das maiores representantes da biodiversidade nacional foi escolhida: as florestas brasileiras.
Já na edição Primavera/Verão 2008 da SPFW, que teve seu início dia 13 de junho, o tema aprofunda a questão da natureza e elege outro símbolo da causa ecológica: a água. Por meio de material ecologicamente correto e frases em prol da utilização consciente da água, a SPFW pretende conscientizar o público e ajudar na mudança de atitude da sociedade como um todo. "A intenção é mobilizar as pessoas sobre o uso sustentável da água, para que estas atitudes sejam uma tendência para todos e não apenas para as coleções", explica Borges.
Entre as ações desta edição da SPFW estão o plantio de árvores - cujo intuito é neutralizar o carbono produzido pelo evento -, utilizar cenografia feita de material reaproveitado, reciclar os resíduos produzidos pelo evento, reduzir o consumo de energia em 70% com a utilização de equipamentos ecoeficientes e apoiar a divulgação de campanhas como a "Y Ikatu Xingu - Salve a água boa do rio Xingu" ou a "De olho nos mananciais". Além dessas iniciativas da SPFW, a própria Bienal trocou todas as válvulas das descargas e as antigas torneiras de seus banheiros por torneiras com sensores, tudo para evitar o desperdício.
A maioria das grifes envolvidas na semana de moda paulistana disponibilizou convites para download pela internet, com o intuito de economizar papel e, conseqüentemente, demonstrar a conscientização das marcas quando o assunto é preservação. A Vide Bula, por exemplo, resolveu explorar ainda mais a idéia e usou pedaços de caixas de papelão para proteger o cartão magnético que dá acesso à sala de desfiles.




A grife Osklen participa desse movimento sustentável, sua modelo desfila com vestido feito de tecido ecológicamente correto - ou seja - de produção orgânica, sem agrotóxicos. No detalhe, a mochila, acessório que também segue a mesma linha de produção sustentável.

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